terça-feira, 1 de junho de 2010

Lista de marcas de automóveis - Parte I

Segue-se uma lista com um pequeno resumo de algumas marcas de automóveis. Não se pretende aqui fazer-se uma análise exaustiva, mas apenas uma breve menção das origens de cada marca e uma referência a alguns modelos actuais que essas marcas de carro comercializam.

Alfa Romeo
É um fabricante de automóveis de origem italiana que produziu seu primeiro veículo em 1910, o modelo 24 HP. Na época, a recém-criada empresa tinha apenas o nome de "ALFA". Só em 1920 a empresa teve seu nome alterado para "Alfa Romeo", depois de Nicola Romeo ter assumido o controlo total da empresa.
Alguns dos actuais modelos da Alfa Romeo: 147, 159, GT, Spider.

Audi
Fundada em 1910 por August Horch, depois deste ter criado uma marca automóvel em 1899 que tinha seu próprio nome, Horch. Esta empresa alemã dispõe actualmente de vários modelos. Podemos referir a título de exemplo: A3, A4, A5.

BMW
Este fabricante alemão inicialmente tinha o intuito de produzir motores para aviões, mas após a Primeira Guerra Mundial foi proibido de o fazer. Então passou a dedicar-se a produzir modelos de motos, e assim em 1923 nasce o R 32. Em 1929 surge o primeiro carro da BMW, o BMW 3 / 15 PS DA 2. Nos dias actuais, a BMW possui vários modelos, tais como o Z4, o Z4 Coupe, Serie 1, Serie 3, Serie 7, entre outros.

Cadillac
Esta marca americana pertence à General Motors, e trata-se de uma marca de automóveis de luxo. Foi fundada em 1902.
Dispõe de vários modelos, entre eles podemos deixar como exemplo o Cadillac STS, o CTS, BLS e o Escalade.

Citroën
Fundada em 1919 pelo engenheiro francês André Citroën, tornou-se uma marca de sucesso e produziu modelos de carro que marcaram épocas e ficaram na História, como é o caso do Citroën 2CV (dois cavalos) que foi produzido entre 1948 e 1990.
Actualmente dispõe de uma variedade de modelos dos quais podemos referir o C1, C2, C3, C4, C5, C6, C8, Berlingo, Xsara Picasso, Jumpy, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário