domingo, 30 de maio de 2010

Os primórdios da História do Automóvel

Nos dias actuais não podemos sequer imaginar como seriam as nossas sociedades se não existisse o automóvel. É algo que faz parte do nosso dia-a-dia, e a que nos tornámos dependentes. Apesar disso, a invenção do automóvel é uma invenção relativamente recente.

Não é fácil apresentar uma data exacta para a invenção do automóvel, mas podemos referir que no séc. XVIII, um inventor francês chamado Joseph Cugnot, criou um veículo autopropulsionado constituído de madeira e que tinha uma roda à frente e duas atrás. A finalidade desse veículo ainda não era para o transporte de pessoas, mas sim para transportar canhões. A energia utilizada para a locomoção era o vapor, sendo que um dos veículos que ele construiu atingia a modesta velocidade de 4 km/hora carregando com um peso de 4 toneladas.


Em 1885 surge aquele que é considerado por muitos como o primeiro automóvel da História. Trata-se de uma invenção do alemão Karl Benz, o “Benz Patent Motorwagen”, um triciclo movido por um motor de combustão interna a gasolina. Podia atingir a velocidade de 13 km/hora.


Um momento verdadeiramente marcante na História do automóvel foi a comercialização do carro Ford Model T, em 1908. Um veículo caracterizado por sua fácil condução, robustez e segurança, e que em 1913 acabaria por dar início à produção de automóveis em série seguindo uma linha de montagem, permitindo uma maior produção de carros. Esta nova forma de produção ficou conhecido como “fordismo”.

Dado o seu sucesso, o Ford T foi comercializado durante 19 anos, desde 1908 até 1927. A Ford vendeu cerca de 15 milhões de unidades, um número verdadeiramente notável para aquela época.